3 Dicas para quem quer começar a ter planta em casa


2018 começou e você está decidido. Quer ter mais plantas em casa sem matar mais nenhuma! Vão aí 3 dicas para quem está começando. ;)


1 - Calma! Vá devagar

Eu sei, a gente entra numa loja de plantas e fica louca, uma mais linda do que a outra. Folhagens diversas, flores coloridas, aquele frescor que só as plantas dão... mas calma! Não comece de um dia para o outro trazendo várias plantas para dentro de casa se você nunca cuidou de uma. É como engravidar de múltiplos na sua primeira gestação! Loucura total para conseguir entender o que cada filho quer e precisa. Então minha dica número 1 é, não se empolgue demais e compre uma planta de cada vez, para dar tempo de você se adaptar a ela e ela ao novo ambiente.


2 - Observe a sua casa

Eu sou louca pra ter uma Rosa do Deserto em casa, cheguei a comprar uma em um pequeno lapso de empolgação, mas ela ficou muito triste... perdeu muitas folhas e eu fiquei mais triste ainda. O motivo? Aqui em casa não bate sol direto e essa planta é de sol! No verão, precisa de 7 horas de sol diários. Solução? Levei para a casa da sogra aonde tem varanda e bate sol. A Rosa do Deserto ficou feliz e contente com a mudança e eu mais ainda.

Por isso, antes de ir à uma loja de plantas pare e veja: qual a incidência de luz solar na sua casa? Ou melhor, qual a incidência de luz nos cantos aonde quer colocar o vaso de planta?


3 - Conheça a planta antes de comprar

Agora que você já observou de perto a sua casa e o espaço que dispõe para colocar uma planta está na hora de conhecer a escolhida. Primeiro, Iluminação: Ela é uma planta de sol, meia-sombra ou sombra? Segundo, água: Precisa de muita rega ou pouca rega? Se precisar de muita rega, você tem essa disponibilidade de tempo?

Conhecer a planta é fundamental para o sucesso e sobrevivência desse pequeno ser que está entrando para a família. O lugar aonde está comprando a planta sabe te informar tudo sobre ela e como mantê-la viva, não se acanhe. Pergunte.


E agora? Se sente mais seguro para não acabar levando um "abacaxi" para casa? : D


_________________


Na foto: Vaso Abacaxi, desenho Ateliê Recul, impresso em impressora 3D com PLA, plástico ecofriendly. Você encontra ele aqui.



Posts Em Destaque
Posts Recentes