Dicas para não esquecer de regar as plantas


Uma das dificuldades básicas em cuidar de plantas é a rega... quantidade e periodicidade. Mas mesmo quando sabemos todas essas informações, na correria do dia-a-dia, acabamos esquecendo. E as pobrezinhas ficam todas esturricadas, sedentas por água e atenção. E nós acabamos ficando tristes e decepcionados por deixar mais uma plantinha morrer de sede. Por causa disso, acabei criando um mecanismo fácil para não esquecer de molhar e nem esquecer se já havia molhado ou não (acredite, passava por isso todos os dias, principalmente depois de ter filho...rsrsrsr).


A dica é fácil: eleja dias específicos para molhar as plantas. Suculentas e cactos que, no verão, precisam ser molhadas 1 vez por semana, eu molho toda segunda-feira (para já começar a semana com elas hidratadas). As plantas que precisam ser molhadas 3 vezes por semana, molho segunda, quarta e sexta (sábado e domingo dou aquela olhada nos dias de muito calor para me certificar que elas não secaram). Com isso só preciso me lembrar que dia da semana é, para saber se molhei ontem ou preciso molhar hoje as plantas.


É uma dica simples de organização, mas que só funciona se você souber a frequência de rega de cada planta! Por isso, já dei a dica nesse post aqui de não comprar plantas sem saber sobre elas antes de levá-las para casa, por mais lindas e exuberantes que elas sejam.


Se tiver muitas plantas e começar a ficar difícil lembrar a periodicidade de rega de cada uma, existem umas plaquinhas de lousa aonde você pode espetar na terra e escrever os dias de rega. Como essas aqui que encontrei em uma pesquisa no Elo7 do Ateliê Estro. Simples e bonitas, e ainda dão um charme a mais no seu vasinho. ;)


Se não tiver jeito mesmo de lembrar as regas ou se não tiver tempo, existem também os vasos auto-irrigáveis, aonde você só precisa colocar água de 10/10 ou 15/15 dias... mas eles só valem para plantas que gostam de solo úmido, ou seja, nada de colocar cactos e suculentas nesses vasos, enh? Já falei deles nesse post aqui. Nos meus vasos auto-irrigáveis eu coloco água dia 1 e dia 15 da cada mês... assim tenho o controle certinho e não esqueço de encher o reservatório de água (porque só faltava essa, né? hahahaha...).


Outra dica legal é agrupar as plantas conforme a periodicidade da rega. Assim, quando molhar uma, molha as outras, unidas elas vencem a sede e você o esquecimento e a trabalheira!


Molhar as suas plantas não é nenhum bicho de 7 cabeças e nem muito trabalhoso... é claro que planta demanda um pouco de atenção sim, mas com um pouco de organização dá para cuidar delas sem maiores dramas. Espero que as dicas que eu uso ajudem vocês de alguma forma a cuidar das suas verdinhas com mais carinho e menos trabalho.


Me cota se tiver outra dica para acrescentar! <3


__________


Na foto: Vasos Ico, impresso em impressora 3D com PLA, um plástico ecofriendly. Quer dar uma olhada nos modelos? Clica aqui.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square