Tipos de rega e luminosidade em plantas

Quando temos uma planta em casa uma das primeiras coisas que temos que saber sobre ela é a rega e qual luminosidade que ela gosta. Não adianta regar todos os dias os cactos, nem regar uma vez por semana as samambaias... porque uma vai morrer afogada e a outra de sede. Algumas plantas vem com etiqueta de cuidado, mas como decifrar o que quer dizer cada tipo de indicação? Vamos lá! Vou te ajudar:

LUMINOSIDADE

- Sol Pleno

Essas plantas precisam de sol para crescerem. Não adianta forçar a barra e colocá-las dentro de apartamento que não bate sol. Elas vão ficar infelizes, feias, sem flores ou frutos... Deixe esse tipo de planta para jardins abertos ou varandas que batam sol, e isso quer dizer umas 7 horas de sol por dia. Não esquece da dica que dei nesse outro post aqui sobre escolher as plantas que vão bem na sua casa.

- Meia-sombra

Essas plantas ficam no sol brando e sombra. Gostam de uma média de 3 horas de sol por dia. Sabe aquela janela que entra sol pela manhã? Então... ;)

- Sombra

Plantas que se colocadas no sol ficam com aparência de queimadas. Essas plantas são ideais para se ter dentro de apartamentos (Oba!). Mas lembre-se que sombra não é breu. Todas as plantas precisam de luminosidade, mesmo que fora do sol.

REGA

Quando falamos de rega, falamos sobre tipo de solo, afinal é nele que a maioria das plantas estão apoiadas. No post anterior falei sobre dicas para não esquecer de regar as plantas, nesse aqui vou falar sobre os tipos de solo. Os tipos de solos estão diretamente ligados a frequência de rega das plantas.

- Solo pantanoso

É para aquela planta que gosta de raízes encharcadas, que não vão apodrecer se deixadas na água. Como o arroz, por exemplo.

- Solo úmido drenado

Solo úmido não é pântano! É o que eu sempre digo para as pessoas. Gostar de solo úmido não quer dizer gostar de solo encharcado, por isso, antes de molhar a terra, coloque o dedo e sinta: se estiver seca, molhe, se estiver ainda úmida não precisa regar ainda.

- Solo seco

Plantas cuja raízes não gostam de ficar com umidade, tipo cacto e suculenta. Essas plantas precisam de pouca rega (pouca rega não é sem água) em um solo BEM drenado, para não deixar empossar nadinha. Solo bem drenado significa solo com mais areia e mais pedras para a água escoar mais rápido.

- Sem Solo

As plantas epífitas (algumas bromélias que agora estão sendo chamadas de Air Plants) são plantas que ficam presas à troncos de árvores e tiram a sua necessidade de rega da umidade do ar. Quando criadas dentro de casa, precisam que periodicamente tenham suas raízes molhadas e borrifadas de água.

Essa é uma leitura bem simplificada dos tipos de solo existentes, pois além do seu aspecto físico (mais drenado/menos drenado) ainda temos aspectos químicos do solo (composição química) e acidez, que não foram abordados aqui nesse post. ;)

E aí? Com essas explicações já consegue categorizar as plantas e cuidar melhor delas?

_________

Na imagem: Foto do Vaso Diamante, encontre ele aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
NOSSO ATELIÊ

O ateliê não tem local fixo, vendo os vasos pelo site e em alguns eventos que participo. Não deixe de me contactar:

WhatsApp: (21) 98788-0004

Email:  atelierecul@gmail.com

Instagram: @atelie.recul

Facebook: Ateliê Recul

Só não atendo sinal de fumaça. :) 

ATENDIMENTO

Seg à Sex: 9h às 18h

WhatsApp

E-mail

Instagram

ENTREGA

* Vasos sem planta ou Kits:

Enviamos para todo Brasil.

* Terrários e vasos com Planta:

- Entregamos no Rio: Zona Sul, Centro e Tijuca, com taxa.

- Podemos combinar de vir buscar no metrô Largo do Machado, sem taxa. Não precisa nem sair da catraca.

RECEBA DICAS DE CUIDADOS DE PLANTAS E OFERTAS PARA CLIENTES ESPECIAIS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 by Ateliê Recul Proudly -
O plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610  - SEO by Creative International

0
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
Seu carrinho >