Como as plantas sobrevivem dentro dos terrários?



Quem não conhece terrário logo se pergunta como as plantas sobrevivem fechadas dentro de um vidro. Eu acho que essa deve ser a pergunta que mais ouço em eventos que participo com meus terrários em vidro.

O terrário (fechado, pois aberto chamamos de arranjo!) é como se fosse um planeta aonde ele tem o seu próprio ecossistema. Alí dentro a planta tem água, oxigênio e gás carbônico necessários para a sua sobrevivência. Ela não está sofrendo! Ela está em um spa. ;)

Como funciona exatamente:

1. Água

A água faz o seu ciclo: evapora, depois condensa e cai na terra novamente mantendo o ambiente sempre úmido. É através da água que as plantas pegam os nutrientes da terra. Mas atenção: por ser um ambiente úmido e precisar ser mantido na sombra, não são todas as plantas que conseguem viver dentro de um vidro, somente as que gostam de umidade e sombra.


2. Oxigênio e Gás Carbônico

As plantas precisam de oxigênio e gás carbônico para a sua respiração e fotossíntese, que é o processo pelo qual as plantas produzem energia para sobreviver. Só que elas precisam desses dois elementos de maneiras opostas para esses dois processos.

Na respiração elas consomem oxigênio e expulsam o gás carbônico (igual à nós, seres humanos) e na fotossíntese elas consomem gás carbônico e expulsam oxigênio que será consumido pela respiração, sacou? A Natureza é ou não é maravilhosa?


Com esses elementos e seus ciclos o terrário fica em harmonia, assim como as plantas. Equilibrar um ecossistema nem sempre é fácil, por isso é necessário uma atenção redobrada nos primeiros meses de montagem do terrário, mas de uma forma geral, terrários são muito fáceis de cuidar, justamente por serem um ecossistema auto suficiente.


E aí? Gostaram da explicação mais completa sobre terrários em vidros fechados? Tem outra curiosidade sobre terrários?


__________


Foto: Terrário Capsula do Tempo, você encontra aqui.



Posts Em Destaque
Posts Recentes