Dicas para evitar fungos em Terrários Fechados



Terrários fechados são ambientes úmidos e com pouca luz. Usamos sempre plantas que gostam de bastante umidade e sombra, mas adivinha quem mais adora esse tipo de ambiente? Fungos!

Os fungos fazem parte do ecossistema, mas não queremos que eles tomem conta do terrário e acabem matando a planta. Por isso, para cuidar bem do seu terrário é necessários tomar alguns cuidados para evitar a proliferação desenfreada dos mesmos. :)


1 - Fungos no vidro

Se perceber alguns pontos pretos de fungo no vidro do terrário abra e passe um papel seco para tirar todos os pontinhos, depois feche o terrário novamente.


2 - Rolha

Alguns terrários possuem rolha como tampa. As rolhas acabam sendo um lugar bem gostosinho para os fungos, com várias reentrâncias. Por isso, de tempos em tempos (quando for molhar o terrário, por exemplo) se perceber que sua rolha está com fungos, limpe-a com sabão de coco e deixe no sol secando bem antes de colocar novamente no vidro. Enquanto isso, não esqueça de colocar um plástico filme tampando o seu terrário para ele não secar. ;)


3 - Folhas mortas

Até a planta se acostumar com o ambiente novo dentro do vidro pode ser que ela perca algumas folhas. Se perceber que algumas folhas da planta caíram seria bom retirá-las com uma pinça e com bastante cuidado para não danificar o terrário. Essas folhas mortas podem ser a casa perfeita para os fungos se proliferarem. Por isso, uma forma de evitar é removendo-as do terrário.


Essas são algumas dicas para você não deixar os fungos tomarem conta do seu terrário. Gostou? Ficou com alguma dúvida? Conta pra mim!


__________


Na foto: Terrário Capsula do Tempo, vidro e base feita em impressão 3D com PLA, plástico biodegradável. Projeto feito especialmente para esse vidro. Para vermos o tempo passar... Você encontra ele aqui.





Posts Em Destaque
Posts Recentes